quarta-feira, 20 de novembro de 2024

Viajando e correndo: Braunschweig

 


Neste ano de 2024 voltei a ficar mais animado com a corrida. Tenho conseguido encontrar mais tempo para treinar, comecei a consumir conteúdo relacionado a corrida para tentar melhorar meu desempenho e de forma até que natural voltei a me motivar para escrever no blog. Entretanto, participar de provas exige uma certa preparação, planejamento com relação a agenda e é claro, motivação. Como já comentei em outras oportunidades, atrativos como local, organização, percurso, sempre pegam forte para mim.

Lembrei então que já no longínquo 2012 escrevi esse post sobre um treino bacana que havia realizado durante viagem ao Japão no final de 2011. A bem da verdade, desde então cheguei a viajar muitas outras vezes, e em uma ou outra oportunidade decidi por bem correr também. Especialmente quando estou viajando a trabalho, pois nestas ocasiões é uma excelente atividade para se fazer para preencher o tempo livre, antes ou após o expediente.

Tive algumas oportunidades de visitar a simpática cidade de Braunschweig no norte da Alemanha entre 2019 e 2022. Pra ser bem sincero eu nunca tinha ouvido falar nessa cidade antes de ir pra lá. Próxima a Hannover e não muito longe de Berlim, é uma cidade bastante antiga e que, como em muitos lugares da Alemanha, abriga contrastes entre construções centenárias e outras bastante modernas. Não chega a ser tão pequena assim, com cerca de 250 mil habitantes. Abriga também uma das sedes da DLR, o instututo de pesquisas aeroespaciais da Alemanha (seria o equivalente à NASA, ou ao CTA). Motivos pelo qual acho razoável comparar Braunschweig a São José dos Campos. Enfim, para a minha sorte o hotel que acabei me hospedando nessas ocasiões era muito próximo a um grande parque da cidade, o Bürgerpark, de tal modo que não tive grandes problemas em escolher um lugar bacana para ir correr.
Eu não tinha nenhuma prova em mente nas ocasiões que viajei para lá. Fiz meus treinos apenas para manter a forma, não perder o ritmo e apreciar de uma forma diferente a cidade em que me encontrava. Fiz a maior parte dos meus treinos no fim da tarde, após o expediente. Como fui pra lá em diferentes épocas do ano, tive a oportunidade de correr no outono, quando já se fazia noite, e na primavera, com os dias já bastante alongados e ainda com sol no fim da tarde.


Em apenas uma dessas ocasiões acabei ficando mais de uma semana em Braunschweig, o que me permitiu realizar um treino mais longo no sábado de manhã. Pretendia correr 12km, pois mais do que isso talvez ficasse muito cansado pelo resto do fim de semana. Acabei me empolgando um pouco e corri 14km. Tudo bem que no meio do caminho fui parando e tirando as fotos que ilustram esse post com o celular.


Basicamente todas as fotos são no Bürgerpark. Tanto a ruína em estilo greco-romano clássico (o que é bem curioso, pois o Império Romano não chegou até este lugar) quanto as bandeiras de vários países europeus que ficam na frente de um ginásio poli-esportivo, assim como a torre que faz parte de um hotel dentro do parque. Não cheguei a fazer um percurso específico, apenas fiquei zigue-zagueando por aí tirando as fotos dos lugares que já conhecia dos treinos anteriores bem como explorando os lugares por onde ainda não tinha passado.


Foi realmente um treino bem gostoso e diferente. Uma manhã de sábado correndo do jeito que eu gosto. Não importando aonde estou pelo mundo!


A propósito, vale comentar também que na semana seguinte meu voo de volta para o Brasil foi cancelado quando eu já estava na sala de embarque! A companhia aérea acabou me pagando um pernoite em um hotel próximo ao aeroporto de Hannover, e na falta de ter o que fazer acabei correndo também nas imediações do hotel. Não era um parque bonito que nem esse de Braunschweig. Também estava um pouco chateado com o transtorno da remarcação do voo. Mas mesmo nessas horas, nada melhor do que uma boa corrida para relaxar um pouco.