
Agora imagine você: se alguém que nem escritor é já gosta de montar um blog só para falar de suas corridas, o que dizer de quem é escritor profissional?
O fio que conduz boa parte da narrativa são os treinamentos do autor para a Maratona de Nova Iorque. Ele vai tecendo comentários sobre como é sua preparação para as corridas, como é sua forma de treinar, seus locais favoritos para treinamento, entre outras coisas.
Claro que o autor conta sobre sua trajetória também, desde quando era dono de um bar de jazz até ter virado escritor. E o mais interessante é o paralelo traçado entre escrever romances e correr maratonas. Em ambas as atividades é necessário muita determinação e perseverança, mas é preciso também saber dosar as energias de forma adequada.
Murakami expõe alguns de seus pensamentos a respeito de corrida com relação a outros esportes. Explica o por quê de ter escolhido corrida e não um esporte coletivo ou uma arte marcial por exemplo. E também conta sobre uma síndrome chamada por ele de "Runner's Blues", ou a falta de motivação encontrada em corredores veteranos, que muitas vezes leva-os a buscar outros desafios como o triatlo.
Sempre muito bem-humorado, Murakami conta algumas passagens interessantes de sua carreira, como quando fez o percurso de Atenas até Maratona sendo acompanhado por uma van quando escreveu uma matéria para uma revista especializada. Ou então de uma ultramaratona (prova de 100km) da qual participou no Japão. Ou mesmo da Meia Maratona de Boston, da qual resolveu participar como "aquecimento" para a Maratona de Nova Iorque.
Num momento no qual tive uma inflamação no joelho e fiquei algumas semanas de gancho sem correr, e principalmente no retorno lento e gradual aos treinamentos, a leitura deste livro certamente foi um fator altamente encorajador para que eu continuasse firme e forte nos treinamentos. Mesmo tendo tido este problema, já estou inscrito para uma prova de 10km no mês que vem e não desisti da idéia de correr uma maratona ainda este ano.
Em suma, é uma leitura fortemente recomendada aos que buscam um estímulo para começar (ou voltar) a praticar corrida.