
Pois bem, desde que morava em Santos tinha vontade de participar. Em 2000 e em 2001 um grupo de amigos do colégio competiu e até me chamaram, mas não consegui fazer um ritmo de treinos e desisti de correr. Mas prometi a mim mesmo que um dia participaria desta prova. Em 2007, após sofrer uma lesão no joelho jogando futebol, recebi a recomendação de começar a praticar algum esporte para fortalecer os músculos, e a sugestão que resolvi seguir foi a das corridas de rua. Foi assim que tudo começou.
Assim, resolvi unir o útil ao agradável, e logo comecei a me preparar para a prova dos 10km da Tribuna de 2008. A meta era simplesmente terminar a prova, se possível abaixo de 1 hora. Achava difícil atingir essa meta pois havia pegado um resfriado duas semanas antes da corrida, que me impossibilitou de treinar direito. No meu último treino, havia feito 9 km em 1h03m.
Meus amigos que haviam corrido em 2001 tinham me alertado pra chegar cedo, pois senão eu largaria no meio da muvuca e sequer conseguiria correr antes de chegar ao túnel no qual se encerra o km 1 da prova. Assim sendo, cheguei 40 minutos antes da largada. Pude ver diversas academias se aquecendo junto nos arredores da reta de largada. Mas, logo fui pra região da largada, e consegui um lugar bem perto ao prédio do jornal A Tribuna, local onde estava a barreira. Luciano Faccioli, um jornalista de Santos que trabalhou bastante na Tribuna, estava ali fazendo o papel de "Galvão Bueno", ou seja, falando um monte de besteiras pra animar o pessoal. Perguntava quem torcia pro Santos, pro São Paulo, pro Palmeiras, pro Corinthians, quem era dali de Santos, quem era de São Vicente, Praia Grande, Cubatão, São Paulo, interior, etc... Pontualmente às 9 horas foi dada a largada.
Dada a largada, acabei me animando um pouco com o ritmo do pessoal. Foi aí que percebi que quem chega cedo é porque não quer ser atrapalhado por ninguém e quer marcar um tempo muito bom. Por isso quando cheguei no Km 2 não tinha nem 10 minutos de prova, e eu já estava morto de cansaço e com uma forte dor na barriga. Peguei uma aguinha e me refresquei, e a seguir diminuí o ritmo. Ao chegar no Km 5, eram passados 29 minutos de prova. Eu me encontrava já mais descansado, e achei que se aumentasse o ritmo na metade final da prova poderia até marcar em 1 hora. Assim, passei pelo Km 6 com 36 minutos, Km 7 com 42 minutos, Km 8 com 48 minutos, Km 9 com 54 minutos, Km 9,5 com 57 minutos e... pelo tempo oficial, cruzei a linha de chegada com exatos 59m54s!
Pra uma corrida de estreia achei que não foi nada mal. Acho que a adrenalina do momento da corrida, a empolgação de estar lá, a animação que o público traz pro evento, tudo isso fez com que meu desempenho na prova ficasse acima do esperado. Fiquei animado para participar de outras competições. E foi assim que tudo começou. Deixo abaixo uma foto da medalha que ganhei nessa corrida. A primeira da coleção.

Nenhum comentário:
Postar um comentário