terça-feira, 1 de junho de 2010

De graça até injeção na testa: Corrida Pedestre do Aniversário de São José dos Campos 2009


Após um desempenho animador nos 10km da Tribuna, resolvi partir para outra prova de 10k. Quando fiquei sabendo de uma prova gratuita com limite de 1.500 participantes no belíssimo Parque da Cidade em São José dos Campos não pensei duas vezes: fui logo fazendo a inscrição.

O kit de participação não era retirado na véspera como em outras competições, mas sim no dia da corrida. Não gostei muito disso, pois reduz bastante o número de pessoas que correm a prova com a camiseta que ganham no kit. Não que eu costume fazer isso, até porque prefiro correr de regata e as camisetas dos kits são todas com manga, mas sempre gosto de ver o pessoal correndo com a camiseta da prova. A camiseta da corrida também não era das mais leves, e veio pouca coisa do kit. A medalha, como vocês podem ver, parecia mais de competição escolar do que de uma prova oficial. Completamente perdoável para uma corrida com inscrição gratuita.

Veio então a largada, e com ela a minha maior bronca com a organização da prova. Pra começar que não isolaram a área de largada. 5 minutos antes do horário da largada e ainda estavam preparando o arco da largada e chegada (era no mesmo lugar) e fixando o relógio. Como não isolaram a área, muitos corredores foram se aquecendo à frente da linha de largada, e simplesmente se aglomeraram à multidão, empurrando os primeiros da fila para poderem tomar a dianteira. Ao invés da organização isolar a área e mandar esses espertalhões para o final da fila, mandaram todo mundo dar um passo pra trás, de forma que nesse momento eu entendi como deve se sentir uma sardinha enlatada.

A corrida em si foi legal. Não foi uma corrida no asfalto, mas sim na grama e na terra. Como havia chovido naquela semana, em alguns pontos ainda se formava lama. Não foi fácil. Diferentemente das provas no asfalto, em vários trechos eu precisava ficar olhando pro chão pra não pisar em nenhum buraco devido ao piso bastante irregular. Mesmo assim, tento impor um ritmo forte. Eu sabia que não conseguiria repetir o tempo da prova da Tribuna, pois não era uma prova plana, nem no asfalto, e não havia grandes retas. Ainda assim, gostei do meu tempo de 53 minutos cravados!

Seja como for, não achei uma experiência fantástica como haviam sido as provas da Tribuna e da São Silvestre. Definitivamente não pretendo correr essa prova novamente, mesmo sendo de graça. Aliás, nem que me paguem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário